QUAIS SÃO OS OBJETIVOS E OS ASPETOS MAIS IMPORTANTES DO PROGRAMA ERASMUS+?
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral do programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal das pessoas nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O programa pretende:
- promover a mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e políticas no domínio do ensino e formação;
- promover a mobilidade para fins de aprendizagem não formal e informal e a participação ativa entre os jovens, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível de organizações e políticas no domínio da juventude;
- promover a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal da área desportiva, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível das organizações desportivas e das políticas desportivas.
Inclusão e diversidade
O programa procura promover a igualdade de oportunidades e de acesso, a inclusão, a diversidade e a equidade em todas as suas ações.
Fonte: https://e727982a-38ed-4d7c-b901-8701902c2a69.filesusr.com/ugd/d8f912_ae7b67606a364647bc73c29dbab5526a.pdf
10 de maio de 2023

O Agrupamento de Escolas da Anadia obteve a Acreditação Erasmus+ até ao final de 2027, no domínio do Ensino e Educação, com a candidatura nº 2022-1-PT01-KA120-SCH-000105663 e no domínio do Ensino e Formação Profissional com a candidatura nº 2021-1-PT01-KA120-VET-000045780.
Erasmus+Projetos Europeus no AEA 2022/2027 | Aprovado a decorrer | Ano letivo de 2022/2023 Datas |
1*Better Teachers, Better Education 2022-1-PT01-KA122-SCH-000071086 | Projeto para formação acreditada de professores no estrangeiro, 26 vagas. Locais: Finlândia, Noruega, Suécia, Irlanda, Islândia, Tenerife, Bologna, Caraíbas | 1 de Setembro de 2022 a 29 de fevereiro de 2024 https://erasmusplusanadia.com/professores-2/ |
2*Learn&Work@EU 2020-1-PT01-KA102-078053 | Projeto de estágios VET para alunos no estrangeiro, 47 dias financiados num país europeu, 16 vagas. Locais: Grécia, Malta, Polónia, Irlanda, Áustria e Alemanha | 1 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023 https://erasmusplusanadia.com/learn-and-workeu/ |
3*Learn&Work@EU 2020-1-PT01-KA102-078053 | Projeto de Job-Shadowing para professores, 6 vagas. Locais: Grécia, Malta, Polónia, Irlanda, Áustria e Alemanha. | 1 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023 https://erasmusplusanadia.com/job-shadowing/ |
4*Acreditação VET 2021-1-PT01-KA120-VET-000045780 | Projeto de Acreditação da escola no âmbito do ensino profissional que permite financiar 85 alunos em estágios no espaço Europeu até 2027 | 1 de fevereiro de 2022 a 29 de fevereiro de 2027 |
5*RYHealth action 101079938 | RYHEALTH é um projeto de 6 parceiros de 3 países europeus que visa desenvolver uma intervenção holística para estudantes, um conceito integrado que se difundirá na sociedade e terá um grande impacto na promoção da saúde e prevenção de doenças na UE. | 1 de setembro de 2022 a 29 de fevereiro de 2025 |
6*Inclusion@Work | Projeto VET com uma parceria com a Polónia que pretende estimular a inclusão e diversidade em todos os domínios da educação, formação, juventude e desporto. | Submetido. Aguarda aprovação. |
7*Acreditação Ensino Escolar | A equipa Erasmus+ está a trabalhar numa candidatura de Acreditação da escola no âmbito do ensino escolar que permitira mobilidades de alunos e intercâmbios no espaço Europeu até 2027 | Até 29 de fevereiro de 2027. Para ser submetido. |
Projetos Europeus no AEA | Aprovado + antigo | Executado |
1- Projeto TEAMSS Erasmus+ | Intercâmbio para 20 alunos e 10 professores acompanhantes, de setembro de 2019 a agosto de 2021. | 6 alunos e 2 professores em Zeulenroda Triebes, Alemanha. |
2- Estágios alunos VET Parceiro associado EPA Erasmus+ | 9 estágios de curta duração (CD) para alunos; 2 estágios de longa duração (LD) para alunos. 1 professor acompanhante. | 4 alunos em Fuerte Ventura, nas Ilhas Canárias (CD). 2 alunos em Paiporta, Valência (CD). 3 alunos em Bilbao, País Basco (CD). 1 professor acompanhante em Fuerte Ventura, nas Ilhas Canárias. |
3- Projeto Learn&work@EU Erasmus+ | 40 estágios VET para alunos do ensino profissional, em diferentes países europeus, durante 45 dias. 4 professoresacompanhantes durante 7 dias. 10 professores VET em Job-Shadowing em países a escolher durante 10 dias. | Setembro de 2020 a agosto de 2022. |
4- Projeto WISH4EU | Concurso Europeu de postais de Natal para alunos do primeiro CEB. | 150 alunos do primeiro ciclo participaram neste concurso europeu, um desejo para a Europa, em forma de postal de Natal enviado para Parlamento Europeu. Todos tiveram prémio. |
5- Formação de professores no estrangeiro (9 dias) Erasmus+ | 25 professores República Checa, Finlândia, Islândia, Noruega, Irlanda | 3 professores presentes em formação na República Checa. |
6- Visita de estudo a Londres: (4 dias) | 6 formadores e 50 formandos do Ensino Profissional, em Londres, em março de 2020. | 29 alunos estiveram em Londres 6 professores acompanharam |
7- Candidatura Projeto BoS – Boulevard of Sustainability 2022 (9 países) | Proposta de mobilidade para 18 alunos e 18 professores. Intercâmbio de boas práticas. | Em fase de aprovação |
8- Projeto Visible Teaching 4 Performance, parceiros com IPB Erasmus+ | 5 professores em intercâmbio. | 3 professores em Itália 2 professores na Finlândia. |
9- Projeto Imagination@work, parceiros com IPB Erasmus+ | 2 professores em intercâmbio. | 2 professores na Estónia |
10- Assistente Effimia Englezaki Erasmus+ | 1 Assistente Erasmus+ | O AEA acolheu uma assistente Grega durante o ano letivo de 2019/2020 |
11- Projeto “Comitato Tre Ottobre” | Participação de uma delegação do AEA para celebração do dia da Memória e Hospitalidade, para alunos e professores. | (1, 2 e 3 de outubro de 2021) na ilha de Lampedusa. Escolas de todas as regiões da Itália e de mais de 20 países da Europa. Workshops e atividades em grupo tendo como objetivo a sensibilização para o tema dos refugiados. |
12- Projeto CLIL https://www.worldclil.com https://aede.nl/index_htm_files/World%20CLIL%20202 | Sharing Classrooms, Sharing worlds. Conferência na Holanda, em julho de 2022. | Uma aula de Ciências Naturais foi lecionada em Inglês para alunos do 8º ano, na EBVB. Link: Youtube ou Vimeo |
13- Professores em programa de formação na Finlândia | Outubro de 2021 | 2 professoras |
14- Professores em programa de formação na Islândia | Outubro de 2021 | 8 professores |
15- Acreditação VET – 2021- 2027 | Outubro de 2021 | Escola Acreditada |
16- Dezasseis alunos do ensino profissional a estagiar no estrangeiro: Irlanda, Alemanha e França. | Abril de 2022 | 7 Irlanda8 Alemanha1 França |
17- Professores em job shadowing na Europa | Abril, Maio e Junho de 2022 | 1- Irlanda1- Alemanha1- Espanha |
18- Professores em programa de formação na Suécia | Abril de 2022 | 3 professoras |
19- Visita de estudo a Londres | Abril de 2022 | Turma do 10ºF |
20- Professores em programa de formação na Estónia | Maio de 2022 | 6 professores |
21- Professores em programa de formação na Irlanda | Maio de 2022 | 4 professores |
22- Sete alunos do ensino profissional a estagiar no estrangeiro: Irlanda, Alemanha, e Espanha. | Maio de 2022 | 3 Alemanha3 Irlanda1 Espanha |