Erasmus+
Projeto Visible Teaching4Performance
O Agrupamento de Escolas de Anadia está a desenvolver o projeto Erasmus+, intitulado Visible Teaching4Performance em parceria com o IPB, Instituto Profissional da Bairrada, tendo estado presente num encontro em Crotone, Itália, de 13 a 19 de novembro e num encontro na Lapónia, Finlândia, de 09 a 13 de dezembro de 2019. Este projeto visa melhorar a qualidade dos resultados escolares dos alunos, através de uma melhor qualificação dos professores e, ao mesmo tempo, arranjar soluções para evitar o abandono escolar.
Foi realizado ainda um encontro na Lapónia, Finlândia, com os 9 países da parceria, em dezembro de 2019, que contou com a participação de dois professores do Agrupamento de Escolas de Anadia e três professores do Instituto Profissional da Bairrada. Este encontro serviu para fazer uma introdução ao sistema de medição do impacto educacional de John Hattie, assim como identificar promotores fortes e fracos de processos de aprendizagem sustentáveis; analisou-se o sistema de autoavaliação à luz da pesquisa do Prof. Hattie; compartilharam-se boas práticas sobre o que constitui um bom ensino; foi realizado um Workshop sobre requisitos para um bom ensino; compartilharam-se as boas práticas fazendo a apresentação de formulários de autoavaliação; foram divulgados os resultados da reunião de especialistas com o Prof. John Hattie “The Learning Revolution with Professor John Hattie”, conferência mundial que a coordenadora do projeto assistiu em Londres, doze de novembro de 2019; foram apresentados “planos de capacitação de professores”; foi ainda feita uma apresentação sobre melhoria de resultados escolares através dos olhos dos alunos.
Em novembro de 2008, o livro inovador de John Hattie Visible Learning sintetizou os resultados de mais de quinze anos de pesquisas envolvendo milhões de alunos e representou a maior coleção de pesquisas baseadas em evidências sobre o que realmente funciona nas escolas para melhorar a aprendizagem. O “Visible Learning for Teachers” dá o próximo passo e traz esses conceitos inovadores para um público completamente novo. Escrito para alunos e professores em formação, ele explica como aplicar os princípios do Visible Learning a qualquer sala de aula em qualquer lugar do mundo. O autor oferece resumos concisos e fáceis de usar das intervenções mais bem-sucedidas e oferece orientação prática passo a passo para a implementação bem-sucedida de aprendizagem visível e ensino visível em sala de aula.
O encontro em Crotone é de formação de professores sendo também constituído por uma atividade de job shadowing: observação de aulas com registo da performance dos professores.